sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Mato Sem Tronco


É incrível como em pleno século XXI jurássicos do poder se preocupem com ideologias,lembrando que eles não possuem nenhuma, e muito menos senso pedagógico.

Paulo Reglus Neves Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife. Sua família fazia parte da classe média, mas Freire vivenciou a pobreza e a fome na infância durante a depressão de 1929, uma experiência que o levaria a se preocupar com os mais pobres e o ajudaria a construir seu revolucionário método de ensino.

Paulo Freire delineou uma Pedagogia da Libertação, intimamente relacionada com a visão marxista do Terceiro Mundo e das consideradas classes oprimidas na tentativa de elucidá-las e conscientizá-las politicamente. As suas maiores contribuições foram no campo da educação popular para a alfabetização e a conscientização política de jovens e adultos operários, chegando a influenciar em movimentos como os das Comunidades Eclesiais de Base .

No entanto, a obra de Paulo Freire ultrapassa esse espaço e atinge toda a educação, sempre com o conceito básico de que não existe uma educação neutra: segundo a sua visão, toda a educação é, em si, política.
O MST adota a pedagogia de Paulo freire!

Se o MST adotasse um método de ensino conservador onde as massas seguem na base da piramide social e assim será o nobre procurador não estaria preocupado.

Para o Procurador de Justiça do Estado Gilberto Thums, lugar de pobre é no presídio ou embaixo da ponte audácia deles querer subir na piramide social.