sexta-feira, 20 de março de 2009

Filho de Peixe...


Após anos na ativa – mais precisamente 32 – Edir Macedo, o supra-sumo da famosa Igreja Universal do Reino de Deus, dá ares de quem está com a passagem comprada para o reino de deus. Pode ser alarmismo barato; mas, após ser submetido a uma intervenção cirúrgica no pâncreas, o bispo aparenta estar com a saúde muito frágil, segundo religiosos próximos. Tão frágil que, para ter-se uma ideia, ele resolveu abrir mão da função que exercia: intermediário entre os fiéis e deus.

Esse fato curioso ocorreu a partir do momento em que ele nomeou Romualdo Panceiro, líder da igreja no Brasil, como seu sucessor em âmbito mundial – ou universal, como preferirem.

Romualdo Panceiro – ex-cortador de cana, ex-viciado em drogas, e sabe-se lá ex mais o quê – assumiu o cargo no lugar do bispo Marcelo Crivella, senador pelo PRB-RJ, e sobrinho de Edir Macedo – por que Edir Macedo não confiou o cargo a alguém tão próximo? Bom, seja lá por qual motivo tenha sido, não deu certo; Romualdo Panceiro, agora o novo comandante da instituição, retornou ao Brasil com uma procuração em mãos, passada por Macedo, obtendo o controle de vários dos mais importantes e valiosos bens da igreja.

Depois da merda feita, não há como reverter. Panceiro está com amplos poderes e a cada dia mais fortalecido; não estando mais respondendo a Edir. Será o fim da era Edir Macedo?

O que fica de lição neste post é: se você não confia em si mesmo, não confie naqueles que andam com você!