quarta-feira, 24 de março de 2010

Ser grande?

Ao tentar ser grande, e por ter sido sempre tão ínfimo, o vivente decai em sua angústia.
Como ser grande? É a questão que lhe pertuba.
Porém, o que o vivente não se dá conta - e, claro, ele não é mais do que uma vítima de um círculo de seus semelhantes - é que a pergunta que deveria incomodá-lo é: Por que tento ser grande?
A resposta para essa questão ele tem na ponta de sua língua. Contudo, essa resposta é aquela que fizeram-no crer estar certa.
Não. Ele não precisa ser grande então?
Bem, quem sou eu para responder?
Sou aquele que vê, observa e nada faz.
Sou os olhos críticos da sociedade, ou simplesmente a consciência do nada.
Você não conseguirá ser grande, é a minha conclusão.
Tristeza?
Escrúpulo?
O mundo caga em você e você caga nele. Por que deveria ser diferente?
Pois é.

O Coração do Amigo

Então, meu amigo, sobre você também pairou a lenda do amor? Percebo em seu sorriso e na sua fala ondas de luz e de som que parecem ter a força necessária para mover o mundo sem o auxílio de uma alavanca. Em verdade, amar, em si, é a alavanca que soergue o peso das dores e assoreia o maior dos temores: deixar-se amar; envolver-se na delicadeza e fragilidade da ferida exposta; por à prova o ego; esvaziar o peito, inflar a alma e perder a calma. Fico contente de ver suceder-lhe o que há de melhor: a surpresa inacreditável. Quando acreditávamos que a porta do paraíso fechara-se abrupta e brutalmente para todo o sempre, eis que, de novo, estamos vivos!
Caríssimo, sei que sabe que lhe sinto como parte da minha parte, e que,portanto, não consigo sorrir sem lamentar a dor que percebo por não lhe ter compartilhando meu regozijo. Não raras vezes foram, nem o serão, que substituí sua companhia para estar na dela; assim procedo e procedi porque sei que sabe e entende, mesmo que por hora impossibilitado de compreender pragmaticamente, o feitiço envolvente e desbaratinador de amar; essa necessidade insaciável de estar unido que sobrepõe-se a tudo, inclusive às mais profundas amizades, que só quando realmente verdadeiras são capazes de compreender. Sim caro, por isso coloco que a amizade é de todo infinita, pois sabe sua infinitude e alimenta-se, mais do que tudo, da felicidade do sempre querido conviva. Todavia, mesmo quando longe, sinto perto seus sentimentos mais profundos, os quais estavam longe de serem os mais deleitosos. Entretanto, após o inverno tempestuoso que passamos perto, agora vejo brilhar ao longe os primeiros raios de sol de uma inestimável primavera mais do que propícia para você alçar voo, o voo da águia, o voo da renovação. Um voo maravilhoso e único, somente possível para essa esplêndida ave de rapina detentora da mais profunda sabedoria, idólatra da liberdade e eterna amante da mais bela e ousada coragem. Vejo com muito prazer sua silhueta esmaecer obstinadamente no belíssimo horizonte do amar. E lhe desejo de toda sorte minhas melhores aspirações.
Não, meu velho, talvez não sejamos os últimos românticos, existem outros; mas talvez sejamos os últimos a cultivar a coragem de acovardar-nos perante a onipotência da força tão frágil do amor. Claro que amar não é como consta nos manuais folhetinescos, não nascemos dispostos, talvez predispostos, mas jamais, de pronto, aptos a amar. Não se ama sozinho, amar sem ser amado é flerte, e flerte é sedução; sedução, por sua vez, nada mais é do que o escape discreto e dissimulado de uma perversão intrínseca, quase sem emoção. Seduzir uma mulher é uma diversão agradabilíssima, é verdade que muitas vezes faz-se uma pratica pouco altiva, mas, ainda assim, podemos entreter-nos noites a fio a praticá-la. Mas lhe pergunto, áureo irmão, de tudo, o que fica, senão rememorações frias, estáticas e levianos blefes varonis? Se me permite, digo que mais acertadamente complementaria sua ideia da seguinte forma: sim, algo fica, fica o vazio sedento por complemento. E, diferentemente de antes,esse vazio não é preenchido com a companhia da solidão, mas somente com o calor de uma alma complementar , de um coração, de sentimentos, de pensamentos, de carinhos e, até, de ingênuos aborrecimentos. Características essas tipicamente humanas, assim como, de fato,enfim, sentimo-nos: humanos! Mas, caro amigo, infelizmente dessa vez o mérito não se restringe somente aos nossos feitos ou ao poder de nosso falo, o fator desencadeador esteve por todo esse tempo fora dos nossos domínios físicos, mas agora,finalmente, está, também, perante ti. Consigo perceber e identificar-me com seus atos inseguros, pueris, quase beirando a inocência. Sim, amigo, retrocedemos a um tempo de pureza extrema no qual sentimentos e atos involuntários coordenam nosso comportamento, levam-nos àquilo que somos: heróis quixotescos em busca de objetivos idílicos fisicamente realizados nessa utopia praticável que é o amar. Sem dúvida, irmão, vá em frente, exacerbe seus mais íntimos sentimentos, aflore suas emoções, deixe-se chorar de alegria e de medo; amar é um sofrimento transcendental que nos coloca em contato com nosso alter-ego mais fidedigno: nós mesmos, sem máscaras, nem armaduras. Amar outrem é a maior demonstração de amor próprio. Ame amigo! Se seus pressentimentos apontam-lhe um norte, mesmo que sem uma bússola, acredite, você estará no caminho certo. E, sem dúvida, encontrará mais, muito mais do que um pote de ouro atrás do arco-íris. Encontrará exatamente o que em seus sonhos mais íntimos sempre procurou exasperadamente: uma íris a lhe focar, cobiçando beijar e lhe sussurrando, ao pé do ouvido, todos os segredos mais profundos do incondicional prazer de simplesmente amar.